Temple of the Dog

Artista: Temple of the Dog
Álbum: Temple of the Dog

Ano: 1991
Gênero: rock alternativo

Esse é o disco mais valioso da minha coleção. Eu não comprei, ganhei de um amigo e veio assim mesmo, sem capa, mais abaixo eu incluo aqui uma imagem do envelope. É o disco mais valioso por laços afetivos com a banda. Temple of the Dog é um projeto que findou na criação do Pearl Jam, grupo de rock alternativo, criado nos Estados Unidos e do qual sou bastante fã.

Temple of the Dog foi um projeto criado por Chris Cornell, do Soundgarden, em homenagem a Andy Wood, cantor que havia morrido há pouco, em conjunto com os músicos que tocavam com Andy na banda Mother Love Bone: Mike McCready, Stone Gossard, Jeff Ament e Matt Cameron. Esses formariam o Pearl Jam logo depois.

Na realidade, naquela época, Matt Cameron tocava com o Soundgarden e somente décadas depois se juntaria ao Pearl Jam. No meio das gravações desse álbum tributo, o cantor Eddie Vedder juntou-se a eles para gravar uma das faixas: "Hunger Strike". Vedder se tornaria o vocalista do Pearl Jam.

Então, temos aqui os membros do Soudgarden à época Chris Cornell e Matt Cameron, com os músicos que tocavam com Andy Wood (Mike McCready, Stone Gossard, Jeff Ament) e, ainda, a participação especial de um vocalista que estava vindo ensaiar com o trio, Eddie Vedder, numa música específica.

A sintonia foi boa e disso surgiu o Pearl Jam, uma das principais bandas de rock da história, um dos dois maiores nomes do grunge, ao lado do Nirvana.

Sobre o disco em si, temos composições bem alternativas mesmo, com destaque para "Say Hello to Heaven" e "Hunger Strike", além de "Times of Trouble", cuja base seria utilizada posteriormente pelo Pearl Jam em "Footsteps".

Eis a capa, imagem retirada da internet, um pouco confusa, criada por eles para o projeto.

A minha reverência a esse disco diz respeito ao fato de eu nunca ter visto para vender esse álbum nem mesmo em CD. Já era um desejo antigo ter essa gravação em minha coleção.

Comentários